Telefone: (11) 3727-1320                  

 

 

 
    Portal    Página inicial     Permacultura     Sustentabilidade     Pegada Ecológica     Meio Ambiente     Bioarquitetura     Contruções

 

AQUAPONIA

Aquaponia é um sistema de criação de peixes e verduras, compartilhando os mesmos recursos e insumos produtivos.

Podemos dizer que a AQUAPONIA é o futuro da HIDROPONIA. A qualidade de seus produtos é maior, visto que os nutrientes utilizados para a plantação são orgânicos.

A água do viveiro de criação de peixes passa por um filtro biológico.

Esse sistema de tratamento com filtro utiliza um tanque com elementos filtrantes e plantas com aerênquimas para retenção e oxidação dos compostos orgânicos provenientes do metabolismo dos peixes e do desenvolvimento de algas e outros micro-organismos na água. As plantas com aerênquimas são as principais responsáveis pela aeração do filtro graças a sua capacidade de transferir o ar atmosférico para a zona de raiz. A zona de raiz sendo oxigenada possibilita o desenvolvimento de micro-organismos aeróbicos que degradam o material orgânico, transformando-os em sais que são absorvidos pelas plantas. Com isso, degradamos os poluentes e evitamos o aumento da concentração de sais na água que, em seguida, é lançada, por gravidade, para a bancada com verduras  e bombeada de volta ao tanque de peixes, dando continuidade ao processo.

 

Dos objetivos da Aquaponia

Produzir pescado, hortaliças, flores e temperos, racionalizando o recurso hídrico, reduzindo custo de produção e evitando impactos ao meio ambiente.

 

Princípios da Aquaponia

Os dejetos dos peixes, restos de ração e partes de seus corpos são transformados em sais por micro-organismos. As plantas utilizam esses sais como nutrientes. A velocidade de recirculação evita o acúmulo de dejetos e aumento da concentração de gases tóxicos.

As plantas só conseguem absorver moléculas muito pequenas. Na aquaponia necessitamos que micro-organismos decompositores e nitrificantes quebrem (oxidem e mineralizem) os dejetos orgânicos, gerando sais orgânicos e inorgânicos de cadeia simples, solúveis ou não, assimiláveis pelas plantas.

 

 

 Filtro Biológico

Hidroponia x Aquaponia

Na hidroponia utiliza-se sais da mais elevada pureza, de alta solubilidade, produzidos ou purificados industrialmente. O uso de fertilizantes industriais na agricultura está diretamente ligado a queima de combustíveis fósseis para sua produção e consequentemente ao aquecimento global. Sem contar com a poluição gerada no descarte desse material na natureza após a sua utilização.

Na aquaponia utilizamos dejetos dos peixes, restos de ração e partes desprendidas do corpo dos peixes modificadas pela ação de micro-organismos.

Como o abastecimento de nutrientes é contínuo, na aquaponia não necessitamos de uma concentração tão alta como na hidroponia.

 

Copyright  - Estação Radical - ecologia@estacaoradical.com.br                                                                                                           Alex Leandrino